FINAIS 2017: Paulo Santos fala da quarta fase final do Olivais neste ano

28 de abril de 2017 - 01:38

27/04/2017 "SEMPRE ACREDITÁMOS QUE TÍNHAMOS CONDIÇÕES PARA CHEGAR A MAIS ESTA FASE FINAL" Paulo Santos, treinador do Olivais Coimbra, elogia jogadoras à entrada do fim de semana de todas as decisões

O Olivais Coimbra terminou a fase regular da Liga Feminina na primeira posição, fruto de uma excelente caminhada, mais concretamente neste ano de 2017, chegando forte e com determinação ao fim de semana de todas as decisões na competição.

Paulo Santos, técnico da formação da cidade dos estudantes, projetou a fase final da Liga para a FPB.

O Olivais eliminou a Quinta dos Lombos na "negra", voltando a assistir-se a um duelo intenso entre as equipas. Temeu falhar o playoff depois de uma fase regular de grande qualidade por parte do grupo?

O jogo com a Quinta dos Lombos foi verdadeiramente intenso e uma excelente propaganda para a nossa modalidade que conseguimos partilhar com os nossos adeptos em Coimbra. Relativamente a temer falhar, ao longo deste ano fomos trabalhando imenso e revelando um grande compromisso na representação deste histórico clube e da própria cidade de Coimbra, pelo que sempre acreditámos que tínhamos condições para chegar a mais esta fase final (será a quarta este ano).

Na sua opinião, o facto do Olivais ter terminado na liderança da fase regular, depois de muitas jornadas nesse lugar, traz algum tipo de favoritismo?

O facto de termos acabado em primeiro não vai trazer qualquer vantagem, o que é verdadeiramente lamentável face ao esforço da equipa ao longo da época. Devíamos ter o direito de jogar em casa, junto do apoio dos nossos adeptos.  Mas, ao contrário do que está regulamentado, esse direito, sendo mais do que justo, não pode ser exercido. A este respeito falarei mais tarde, depois da competição. Agora é tempo de nos prepararmos, com o espírito de sempre porque no que respeita à ética e ao trabalho esta equipa é exemplar.

O que espera desta fase final? Ficou surpreendido com algum dos desfechos deste playoff?

Espero uma fase final muito difícil atendendo à qualidade das equipas que a disputam. O facto de termos sido a única equipa, das quatro primeiras classificadas na fase regular, a chegar à Final Four, deverá exigir uma reflexão profunda sobre o sistema de disputa desta fase do campeonato. Será que faz sentido existirem sete meses de competição para que tudo se decida em 3 fins de semana? Será que, com esta forma de disputa dos playoffs, o fator casa não perde o seu significado? Para que serve a fase regular se a Final Four não se disputa em casa de quem fica melhor classificado? São algumas questões que deixo para todos refletirmos.

Sente pressão no grupo para vencer este campeonato, até devido aos muitos elogios que a equipa tem recebido?

Quanto aos elogios, que agradecemos desde já, resultam do excelente trabalho e esforço que as atletas empregam em todos os treinos e jogos. Relativamente à pressão, sei dos objetivos a que nos propusemos no início do ano mas, conheço também a ambição deste grupo que tenho o prazer de liderar. Esta é a razão para acreditar que a única pressão que temos é aquela que queremos colocar em nós próprios. Chegados aqui, queremos dar o nosso melhor nesta fase final, tentando ganhar a competição!