Olivais no Projeto Salva-Vidas

15 de maio de 2017 - 17:27

Logo

A morte súbita mata por ano cerca de 10 mil pessoas em Portugal. As mortes podem baixar se o número de desfibrilhadores por habitante aumentar. A Fundação Portuguesa de Cardiologia lança Projeto ‘Salva-vidas’ para aumentar desfibrilhadores.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, lança, no dia 28 de março, o Projeto ‘Salva-vidas’. O projeto consiste numa campanha pública e de âmbito nacional de sensibilização para a morte súbita.

Este Projeto tem como objetivo equipar espaços com um fluxo significativo de pessoas com um Kit Salva-vidas, composto por formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação, Desfibrilhador Automático Externo com reanimação de alta qualidade, licenciamento do PNDAE (programa de desfibrilhação junto do INEM) e formação de primeiros socorros.

Para tal, nas parafarmácias dos hipermercados Jumbo poderão ser adquiridas Pulseiras Salva-vidas, pelo valor simbólico de 2€. Por cada grupo de 1500 vendidas as entidades promotoras do projeto oferecem um Kit Salva-vidas a uma entidade identificada desde o início das vendas das referidas pulseiras.

NOTÍCIAS:

Fundação Portuguesa de Cardiologia lança Projeto ‘Salva-vidas’

A campanha ‘Salva-vidas’ inclui a disponibilidade nas parafarmácias dos hipermercados Jumbo de Pulseiras Salva-vidas, que podem ser adquirida pelo valor simbólico de 2 euros. Por cada grupo de 1500 vendidas as entidades promotoras do projeto vão oferecer um kit ‘salva-vidas’ a uma entidade identificada desde o início das vendas das referidas pulseiras.

O kit é composto por um desfibrilhador ZOLL com reanimação de alta qualidade e respetiva formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa e primeiros-socorros.

Fundação Portuguesa de Cardiologia lança Projeto (que) Salva-vidas

No dia 28 de Março a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, irá lançar o Projeto Salva-vidas. Esta é uma campanha pública e de âmbito nacional de sensibilização para a morte súbita.

A mecânica é simples: nas parafarmácias dos hipermercados Jumbo poderão ser adquiridas Pulseiras Salva-vidas, pelo valor simbólico de 2€. Por cada grupo de 1500 vendidas as entidades promotoras do projeto oferecem um kit salva-vidas, composto por um desfibrilhador ZOLL com reanimação de alta qualidade e respetiva formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa e primeiros-socorros, a uma entidade identificada desde o início das vendas das referidas pulseiras. A primeira entidade a receber este Kit será a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, seguindo-se outras em diferentes locais do país. O apresentador João Baião dá a cara por esta iniciativa.

Atualmente a morte súbita mata cerca de 10 mil pessoas em Portugal todos os anos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20 mil pessoas por dia em todo o Mundo. Em Portugal o número de desfibrilhadores, um dos instrumentos mais eficazes de combate a esta problemática de saúde pública, é de cerca de um para cada 10 mil habitantes.

Para o Prof. Doutor Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, “esta iniciativa pretende realmente salvar vidas. O objetivo é dotar escolas e instituições dos conhecimentos e meios necessários, porque nos casos de paragem cardiorrespiratória cada minuto conta para a possibilidade de sobrevivência da pessoa”.

Logo