3 de junho de 2017 à 05:58

Olivais ganha primeiro jogo da 2ª fase do Nacional de sub-16 femininos

A equipa de sub-16 femininos do Olivais ultrapassou com sucesso o primeiro jogo da 2ª Fase – Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Basquetebol de sub-16 femininos que se está a disputar este fim de semana em Ermesinde. Com este resultado a equipa do Olivais FC deu um passo de gigante para aceder à 3ª fase - Fase Final, sendo que apenas um resultado catastrófico no jogo do próximo domingo poderá impedir tal facto.

A equipa olivanense entrou muito bem no jogo ganhando folgadamente os dois primeiros parciais. Na segunda parte assistiu-se a uma reação da equipa do Barreiro, mas nunca de modo a colocar em causa a liderança do Olivais FC, apesar da tremenda presão de disputar uma Fase que dá acesso à Fase Final, com um alto número de faltas marcadas (25, igual para as duas equipas) e com 2 jogadoras do Olivais excluídas. Contudo a arbitragem foi de boa qualidade.

A equipa do Olivais FC liderou em percas de bola (22 contra 38), em roubos de bola (24 contra 7) e em tentativas de lançamento (64 contra 50) e lances livres tentados (32 contra 24) embora tenha sido menos eficaz na eficácia de lançamento (34% contra 36%) e na eficácia de lances livres (47% contra 71%) mas compensou a menor eficácia com o maior número de tentativas pelo que acabou por liderar em lançamentos de 2 pontos bem sucedidos (21 contra 18), de 3 pontos (1 contra 0) e equilibrou os lances livres bem sucedidos (15 contra 17).

A MVP do desafio foi a olivanense Matilde Ferreira, autora do único triplo concretizado no desafio, que marcou 13 pontos, ganhou 6 ressaltos, fez 3 assistências e roubou 4 bolas.

02 Jun 2017
21.30 Olivais Coimbra-A vs GDESSA A/Libas Detail -----

Pavilhão Municipal de Ermesinde
2 de junho de 2017, 21h30
Árbitros: Pedro Azevedo (Porto), Rafael Gonçalves (Porto).
Oficiais de mesa: Luís Marques, Ana Laranjeira, Luís Marques (Porto)
Espectadores: cerca de 120

OLIVAIS Coimbra (60)

Maria Carolina Marques (10),  Matilde Ferreira (13) (cap), Mafalda Abreu (3), Camila Soares, Beatriz Alves (5);

Leonor Martins (9), Sara Horta, Mafalda Pompeu (12), Ana Beatriz Dias (2), Sofia Henriques, Raquel Alves (6), Joice Sebastião.

Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

GDESSA-Barreiro (53)
Catarina Amaro, Carolina Silveira (2), Joana Pires, Teresa Faustino (19), Joana Lopes (12);

Leonor Palma (11), Ana Silva (3), Bruna Magarrqeiro (2), Inês Silva, Rita Ruivo, Ana Acates, Catarina Barata (4).

Treinador: Sérgio Seixo.

Parciais: 19-12, 13-07, 14-19, 14-15.

Os restantes jogos desta 2ª Fase são:

03 Jun 2017
15.00 GDESSA A/Libas Detail vs CAB MADEIRA -----

04 Jun 2017
11.00 CAB MADEIRA vs Olivais Coimbra-A -----

As duas equipas primeiras classificadas neste fase terão acesso à Fase Final
do Campeonato Nacional de Basquetebol de sub-16 femininos que decorrerá em Sintra nos dias 9, 10 e 11 de junho.