21 de junho de 2017 à 04:25

Segunda medalha de bronze seguida para os sub-16 femininos do Olivais

A equipa sub-16 feminina do Olivais obteve, pelo segundo ano consecutivo, a medalha de bronze na Final Nacional de sub-16 femininos em Basquetebol, depois de derrotar no derradeiro jogo a equipa madeirense do CAB Madeira.

Este é um feito sem precedentes na história do Olivais e atesta o nível atingido pela formação olivanense, que urge continuar e apoiar. Note-se que, nesta equipa, já foram chamadas este ano a estágios de seleções nacionais um total de 6 atletas.

O Olivais entrou muito bem no jogo garantindo uma vantagem confortável nos dois primeiros períodos, atingindo o intervalo a ganhar por 16 pontos. No início do terceiro período a equipa olivanense atingiu mesmo uma vantagem de 22 pontos. A treinadora Leonor Silva optou por rodar todas jogadoras, que isto de acabar um jogo na sexta-feira perto da 1 da manhã e ter de fazer três jogos com menos de 16h de intervalo entre eles é duro para miúdas de 14 e 15 anos. No terceiro período o CAB, que dependia da vitória para poder estar no próximo ano no Campeonato Nacional, deu o tudo por tudo e recuperou parte da vantagem do Olivais tendo mesmo chegado no 4º período a estar a apenas 1 ponto de diferença. Mas no final as jogadoras mais experientes do Olivais conseguiram manter a serenidade e assegurar uma vantagem final de 8 pontos.

Estatisticamente este último jogo do Olivais na Fase Final Nacional foi muito equilibrado, tendo o Olivais um ligeiro ascendente nos ressaltos (55 contra 44), percentagem de lançamento (38% contra 33%), percentagem de lances livres convertidos (59% contra 52%) e pontos convertidos na zona pintada (48 contra 38). De resto não houve grande diferença: percas de bola (38 contra 40), roubos de bola (25 contra 18), tentativas de lançamento (68 contra 66) e lances livres tentados (27 para os dois lados).

Matilde Ferreira

A MVP do desafio foi a olivanense Matilde Ferreira, que marcou 20 pontos, ganhou 12 ressaltos, fez 3 assistências, roubou 4 bolas e fez 1 desarme de lançamento; obteve assim uma valorização MVP de 32. A olivanense Mafalda Pompeu também obteve uma valorização elevada com 26 pontos de valorização, à frente da polaca do CAB Madeira, Kamila Skierska, que foi a melhor jogadora do CAB com 20,5 pontos de valorização.

11 Jun 2017
9.30 CAB MADEIRA vs Olivais Coimbra-A
Pavilhão Municipal de Casal de Cambra
Árbitros: Paulo Pereira (Lisboa), Ruthiel Trevisan (Lisboa).
Oficiais de mesa: Nuno Milheiro, Alexandrino Tomás (Lisboa)
Espectadores: cerca de 80

CAB MADEIRA (60)
Inês Vieira (14), Laura Rodrigues (4), Maria Gonçalves (12), Marta Travassa, Laura Ornelas (4);
Kamila Skierska (11), Catarina Faria, Beatriz Pereira, Andreia Caires (15), Eduarda Freitas, Jorgina Tavares.

Treinadores: Fátima Silva e Rafael Águia.

OLIVAIS Coimbra (68)
Maria Carolina Marques (3), Matilde Ferreira (20) (cap), Mafalda Abreu (5), Ana Beatriz Dias (4), Camila Soares;
Leonor Martins, Sara Horta (4), Beatriz Alves (2), Mafalda Pompeu (25), Sofia Henriques, Raquel Alves (1), Joice Sebastião (4).

Treinadores: Leonor Silva e Michelle Brandão.

Parciais: 14-20, 5-15, 16-9, 25-24.

A coroar o excelente desempenho da equipa nesta Fase Final, duas jogadoras do Olivais foram distinguidas com prémios individuais, por votação dos treinadores das equipas finalistas e da seleção nacional. Assim, Matilde Ferreira e Mafalda Pompeu foram escolhidas para o 5 ideal e Matilde Ferreira foi considerada a MVP da Fase Final. Isto prova mais uma vez a excelência da formação do Olivais, que permitiu atingir patamares nunca antes alcançados por atletas ou equipas de formação feminina.

5 ideal

MVP