20 de julho de 2017 à 12:22

Atleta do Olivais FC convocada para seleção nacional universitária

A atleta Ana Granja Santos da equipa sénior feminina do OFC, que se classificou este ano no primeiro lugar na fase regular do Campeonato da Liga Feminina de Basquetebol, foi convocada para a seleção nacional universitária de basquetebol que irá disputar as Universíadas na China-Taipé, entre 19 e 30 de agosto, o maior evento multidesportivo do mundo universitário, que envolve mais de 12 mil atletas.

Tendo em vista a preparação desta Seleção Nacional, vai a referida equipa realizar dois estágios de preparação: o primeiro decorre entre os dias 24 e 29 de Julho, em Beja, no Pavilhão Municipal de Beja; o segundo decorre entre 31 de julho e 11 de agosto em Pombal, no Pavilhão Eduardo Gomes.

Ricardo Vasconcelos é o selecionador nacional feminino e será o selecionador nacional universitário na Universíada da China-Taipé. Foi já efetuado o sorteio da fase inicial da prova de basquetebol e a equipa nacional vai defrontar a Coreia do Sul, o Canadá e o Japão. Após conhecido o sorteio, Ricardo Vasconcelos, considera que “um dos pontos mais interessantes da prova é o facto de podermos competir com conceitos e valores de outros continentes”. Para o técnico nacional universitário, tendo em conta que “as nossas atletas só competiram a nível europeu, e portanto têm muito pouca experiência e conhecimento das tendências e das realidades dos outros continentes”, a possibilidade de defrontarem equipas de outros pontos do globo trará um crescimento às jogadoras nacionais, que é de destacar, na opinião de Ricardo Vasconcelos.

A última participação portuguesa no basquetebol feminino em Universíadas foi em 2001, na China, e pela Seleção Nacional Universitária passaram jogadoras como Ticha Penicheiro, Mery Andrade e Joana Fogaça.

A delegação portuguesa vai participar na Universíada em 11 modalidades, apresentando atletas como Rui Bragança, Filipa Martins, Francisco Belo, Marta Pen Freitas e outros, para além das modalidades coletivas de voleibol e basquetebol. Foi já anunciado um acordo entre a FADU e os Jogos Santa Casa, que vai atribuir bolsas de estudo aos melhores atletas nacionais nesta competição.

Referências:

Ricardo Vasconcelos entusiasmado com os diferentes “conceitos” nas Universíadas

Delegação portuguesa apresentou-se ao público