16 de fevereiro de 2018 à 03:22

Olivais de novo vitorioso, sobe ao 5º lugar

A equipa senior masculina do Olivais conseguiu novo sucesso fora de portas, desta vez em casa do Grupo Desportivo de Leça. Com este resultado e com a derrota do Póvoa e do Guifões na 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina de basquetebol, passa a haver 4 equipas empatadas no 5º lugar da classificação geral (Póvoa, Guifões, Famalicense e Olivais).

Jogando em pleno dia de Carnaval no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o Olivais entrou muito bem no jogo, fazendo um parcial de 0-6, graças a dois triplos de Rafael Pereira ambos com assistência de Bruno Bernardino. O Olivais manteve-se sempre na frente do marcador, atingindo o avanço máximo de 19 pontos no início do quarto período.

Infelizmente o poste olivanense Paulo Matos esteve afastado por lesão mas o poste João Pragosa conseguiu desempenhar as funções dos dois sendo o MVP da partida graças ao duplo-duplo  de 17 pontos e 16 ressaltos o que permitiu obter 33 pontos MVP. O melhor jogador do Leça também obteve um duplo-duplo de 18 pontos e 10 ressaltos, mas Pedro Meireles apenas obteve uma valorização MVP de 19 pontos. Merecem menção na equipa do Olivais ao obter mais de 10 pontos MVP, Rui Saraiva com 10 pontos e 9 ressaltos, Rafael Pereira com 23 pontos e 2 ressaltos e Bruno Bernardino com 2 pontos, 4 ressaltos e 8 assistências.

joao-pragosa2.JPG

A equipa olivanense foi ligeiramente superior na eficácia de lançamento (45% contra 33%), nos lances livres (61% contra 56%) e nos lançamentos de 3 pontos (48% contra 30% tento marcado 12 contra 6 do adversário). A estatística esteve equilibrada nos ressaltos ganhos (41 contra 40), nas faltas cometidas (24 contra 12 e 2 exclusões de jogadores contra 1) e nos pontos na área pintada (24 contra 26).

Sob a arbitragem de Juan Alijas (AB Aveiro) e Bernardo Fernandes (AB Aveiro), jogaram e marcaram:

GDB Leça (63)

Mário Meireles (9), Bernardo Matos (8), Jorge Mota (13), Hugo Gomes (12), Francisco Couto;

Pedro Tavares (3), Pedro Neves, Pedro Meireles (18), José Sousa.

Treinador: Michel Bertani

OLIVAIS Futebol Clube (77)

Rafael Pereira (23), João Pragosa (17), Luís Salazar (11), Bruno Bernardino (cap) (2), André Silva (9);

Gonçalo Moreira (5), Miguel Carminé, Leonardo Santarino, Rui Saraiva (10), Francisco Matos.

Treinador: Gonçalo Simões

Parciais: 16-19, 10-15, 21-28, 16-15.

Na próxima jornada o Olivais recebe em casa uma das equipas com quem está empatado em pontos, apelando-se a uma presença passiva de adeptos para empurrar a nossa equipa para o grupo principal da 2ª fase. O jogo decorre no sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 21h30.

bernardino2.JPG