16 de fevereiro de 2018 à 02:50

Olivais tropeça em Barcelos

A equipa sénior masculina, depois da deslocação difícil a Sangalhos totalmente vitoriosa, deslocou-se a Barcelos para defrontar o atual penúltimo classificado, que havia vencido em casa na primeira volta por 77-61

O Olivais entrou muito bem no jogo, fazendo um parcial de 1-7. O Olivais dominou facilmente o primeiro período e chegou ao final com uma vantagem de 20-22 que poderia perfeitamente ter sido maior.

O Olivais entrou bem no segundo período, aumentando a vantagem para 20-23, mas, aos 9:17 foi marcada falta técnica ao banco supostamente por contestação da arbitragem, mas na realidade por palavras trocadas entre o banco e os jogadores que foram mal interpretadas pela equipa de arbitragem; a partir daí, com o lance-livre convertido e com a respetiva posse de bola, o Barcelos passou para a frente atingindo um avanço de 10 pontos aos 6:17 do segundo período, quando o diretor do Olivais, António Santos, foi expulso com segunda falta técnica. A partir daí a diferença continuou a aumentar chegando a ser de 18 pontos ainda no 2º período. A desorientação da equipa olivanense foi clara, com a arbitragem a ser muito mal compreendida por parte da equipa olivanense.

A segunda parte correu ainda pior, pois o poste Paulo Matos lesionado não tornou a entrar em campo. O critério da equipa de arbitragem continuou a levantar dificuldades com a equipa visitante, o que culminou aos 3:36 do quarto período com a terceira alta técnica o que ditou a expulsão do treinador. Foi uma pena o espetáculo ter sido estragado.

O MVP da partida foi Tiago Correia do Barcelos com 24 pontos, 7 ressaltos, 9 assistências e 7 roubos de bola. O melhor olivanense foi Luís Salazar com 21 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola.

A equipa olivanense foi inferior na eficácia de lançamento (37% contra 50%), nos lances livres (54% contra 81%), nas percas de bola (23 contra 17) e mesmo nos lançamentos de 3 pontos (24% contra 57% tento senado mais vezes 29 contra 23).

Sob a arbitragem de André Cerqueira (AB Viana do Castelo) e Ri Moreira (AB Viana do Castelo), jogaram e marcaram:

Basquete de Barcelos (84)

H Ferreira (3), Paulo Freitas (12), José Silva (19), Alexandre Trancoso (13), Tiago Correia (24);

José Reis, Pedro Fonseca (10), João Ferreira (3), Marco Gomes.

Treinador: Paulo Freitas

luis-salazar2.JPG

OLIVAIS Futebol Clube (60)

Rafael Pereira (17), João Pragosa (3), Bruno Bernardino (cap) (4), André Silva (2), Paulo Matos (7);

Miguel Carminé (3), Leonardo Santarino (3), Luís Salazar (21).

Treinador: Gonçalo Simões

Parciais: 20-22, 28-10, 19-10, 17-18.

Depois deste jogo, o Olivais FC continuado colado ao sexto lugar, em igualdade pontual com o Famalicense que também perdeu, sendo que o sexto lugar é o último de acesso à 2ª Fase de subida de divisão. Mas com esta derrota foi apanhado pelo Póvoa, havendo agora 3 equipas a lutar pelo sexto lugar.

Na próxima jornada o Olivais recibe o ACR Vale de Cambra, atual primeiro classificado, no dia 10 de fevereiro às 21:30.

luis-salazar3.JPG