6 de dezembro de 2017 à 14:14

Olivais apurado para quartos de final da Taça de Portugal feminina

O sorteio ditou que nos oitavos de final da Taça de Portugal Feminina o Olivais defrontasse o Guifões, a única equipa ainda sem derrotas na 1ª Divisão Feminina de Basquetebol. O jogo adivinhava-se que não seria fácil, até porque o Guifões tem 3 jogadoras com experiência da Liga Feminina e Seleções Nacionais como Maryam Chermiti, Ana Morais e Joana Cruz, e assim aconteceu.

C_Marques.JPG

Nos dois primeiros períodos o Olivais manteve algum ascendente tendo chegado ao intervalo a vencer por 9 pontos. Mas o Guifões reorganizou-se e conseguiu melhorar a defesa no terceiro período impedindo o Olivais de marcar durante 4 minutos e assim chegou ao empate; o Guifões equilibrou o jogo e no início do quarto período conseguiu durante 3 minutos impedir novamente o Olivais de marcar e passou para a frente com um avanço de 8 pontos. Um desconto de tempo de José Miguel Araújo reorganizou a equipa que fez um parcial de 0-12 (com 5 pontos de Maria Carolina Marques) e encerrou o encontro com uma vantagem de 4 pontos.

A equipa do Olivais teve um claro ascendente em quase todos os capítulos do jogo: em percentagem de lançamentos (37% contra 31%), em ressaltos (38 contra 28), em pontos em contra-ataque (16 contra 10), em pontos após roubo de bola (10 contra 2) e em assistências (21 contra 7).

A americana do Olivais Christin Mercer foi a MVP do jogo ao obter 18 pontos MVP. Fez um duplo-duplo pois marcou 12 pontos, ganhou 10 ressaltos, fez 3 assistências, roubou 1 bola e fez 1 desarme de lançamento. Vânia Sengo marcou 15 pontos e ganhou 11 ressaltos obtendo 17,5 pontos MVP. A brasileira Tainá Paixão marcou 15 pontos, ganhou 5 ressaltos, fez 4 assistências e roubou 3 bolas obtendo 13,5 pontos MVP. Maria Carolina Marques marcou 5 pontos, ganhou 3 ressaltos, fez 2 assistências e roubou 2 bolas obtendo 9,5 pontos MVP.

Pavilhão Engº Antº Maia, Guifões

3 de dezembro de 2017, 18h 30m

Árbitros: Luís Lopes (Porto), Frederico Maia (Porto).

Oficiais de mesa: Maria Castro, Sandra Pereira, Marta Costa (Porto)

Espectadores: cerca de 120

Parciais: 10-15, 16-20, 17-7, 7-12.

Guifões (50):

Joana Cruz (6), Daniela Barros (3), Ana Morais (16), Maryam Chermiti (9), Isabel Leite (1);

Renata Ribeuro (13), Filipa Guimarães, Liliana Gonçalves (2), Rita Barbosa, Letícia Fonseca, Patrícia Almeida, Elsa Rodrigues.

Treinador: Pedro Dias

Olivais Coimbra (54):

Vânia Sengo (15), Tainá Paixão (15), Raquel Alves (3), Joana Rochete (2), Christin Mercer (12);

Maria Carolina Marques (5), Alice Martins, Inês Garcia, Maria Carolina Gonçalves, Inês Bem-Haja (2).

Treinador: José Miguel Araújo

Nos quartos de final da Taça o Olivais recebe a equipa do Algés. O jogo será no dia 25.02.2018 às 16h30 no Pavilhão Eng. Augusto Correia.

C_Mercer.JPG

V_Sengo.JPG