22 de dezembro de 2017 à 11:50

Seniores masculinos do Olivais vencem em jornada dupla

A equipa senior masculina do Olivais ultrapassou os dois fortes adversários do passado fim de semana, nada mais nada menos que o primeiro e terceiro classificados do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina de Basquetebol, num difícil embate e mais uma longa deslocação, que englobava a 10ª e a 11ª jornadas.

No sábado a equipa deslocou-se a Braga para defrontar uma das equipas mais fortes do Campeonato, a única da 1ª Divisão que atingiu a 2ª eliminatória da 2ª fase da Taça de Portugal masculina. A equipa olivanense mostrou-se dominadora e ganhou os três primeiros períodos de forma clara, 17-25, 12-19, 16-18, aguentando bem a reação da equipa da casa no último período, 18-10, para terminar na frente por 9 pontos de diferença, 63-72. Na equipa olivanense distinguiram-se João Pragosa, MVP do encontro, com um duplo-duplo 10 pontos, 16 ressaltos e 4 assistências, André Silva com 9 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências, Gonçalo Moreira com 17 pontos, 5 ressaltos e 3 roubos de bola, Bruno Bernardino com 10 pontos e 6 assistências, Luís Salazar com 4 pontos, 4 ressaltos e 7 assistências, e Rafael Pereira, o melhor marcador do encontro com 19 pontos.

equipa.JPG

No domingo o Olivais recebeu em sua casa a equipa do Maia Basket, que vai em primeiro lugar do campeonato e joga regularmente nesta divisão com jogadores da Proliga. Apesar de o Olivais contar apenas com 8 jogadores em condições físicas de jogar, contra 12 da equipa adversária, a equipa olivanense bateu-se de forma competente e concentrada conseguindo entrar bem no jogo e levar de vencida o primeiro período por 19-10. No segue o período a equipa mamata reagiu e recuperou algum do avança, muito por causa do seu melhor jogador Wilson Paulo que fez um duplo-duplo de 17 pontos e 14 ressaltos. O Olivais entrou novamente muito bem depois do intervalo e ganhou os dois períodos seguintes de forma categórica, conseguindo levar de vencida o primeiro classificado.

pragosa.JPG

O MVP do desafio foi novamente João Pragosa, o estudante universitário que fez a sua formação no Instituto Educativo do Juncal. Obteve 33,5 pontos de valorização MVP ao fazer de novo um duplo-duplo ao marcar 22 pontos, ganhar 10 ressaltos, fazer 2 assistências e roubar 7 bolas. Também se distinguiram Rafael Pereira que marcou 19 pontos, ganhou 4 ressaltos e fez 2 assistências, Gonçalo Moreira que marcou 10 pontos, ganhou 5 ressaltos, fez 3 assistências e roubou 4 bolas, e Bruno Bernardino que ganhou 9 ressaltos, fez 5 assistências e roubou 5 bolas.

Sob a arbitragem de Rui Ferreira (AB Aveiro) e Bernardo Fernandes (AB Aveiro), jogaram e marcaram no Pavilhão Eng. Augusto Correia:

OLIVAIS Futebol Clube (69)
Rafael Pereira (19), João Pragosa (22), Bruno Bernardino (cap), André Silva (7), Gonçalo Moreira (10);

Miguel Carminé (4), Leonardo Santarino (2), Luís Salazar (5).

Treinador: Gonçalo Simões

Maia Basket Clube (47)

Pedro Moreira (3), Wilson Paulo (17), Pedro Leite (9), Miguel Cunha (6), Pedro Fidalgo (6);

Paulo Pinto, João Lucas, José Lino (2), Ricardo Dias (4), Hugo Hespanhol, Diogo Martins.

Treinador: Diogo Pinto

Parciais: 19-10, 16-18, 20-12, 14-7.

moreira-bernrdino.JPG