10 de janeiro de 2019 à 21:40

Olivais com a sétima vitória consecutiva na Liga Feminina

A equipa senior feminina do Olivais FC entrou da melhor maneira na segunda volta do Campeonato da Liga Feminina de Basquetebol de 2018/209 com uma vitória fora de portas na primeira jornada do ano de 2019.

A partida foi intensamente disputada, com um basquetebol muito rápido, do princípio ao fim. A equipa vimaranense não é uma equipa fácil e estreou a sua nova estrangeira, a dinamarquesa Emilie Hesseldal. Não é pois de admirar que a equipa olivanense não entrasse muito bem no jogo tendo estado a perder por 6-0 e 11-5 no primeiro período mas nunca desistiu da luta; aos 8 minutos a turma de Coimbra passou para a frente e nunca mais largou essa vantagem. A turma vimaranense reagiu fortemente no terceiro período e com um parcial de 10-0 aproximou-se a 8 pontos mas nunca chegou a fazer perigar a liderança da equipa de St António dos Olivais.

Na turma olivanense distinguiram-se a americana Norianna Haynes com 26 pontos marcados que foi MVP da partida, a internacional portuguesa Marcy Gonçalves com um duplo-duplo com 13 pontos e 10 ressaltos e a sérvia Hristina Marjanovic com 13 pontos. Das jovens portuguesas esteve em evidência Maria Carolina Marques que marcou 6 pontos com 100% em lançamentos de 2 pontos, obtidos nos 9 minutos que esteve em jogo.

Em termos estatísticos o Olivais foi muito melhor em lançamento de campo (50% convertidos contra 33% do Vitória, com 68% em lançamentos de 2 pontos contra 38% do Vitória), em pontos em contra-ataque (21 contra 3), em assistências (19 contra 10), e desarmes de lançamento (3 contra 1) e em pontos na zona pintada (42 contra 20). Nos outros capítulos as duas equipas foram razoavelmente equilibradas, não tendo havido nenhum capítulo em que o Olivais fosse inferior.

O próximo jogo será disputado no Pavilhão do Olivais no sábado dia 12 de janeiro, pelas 16h30, contra o S.L.Benfica.

Hristina3.jpg

(foto: Carlos Gomes)

=================================================

Pavilhão Vitória Sport Clube, Guimarães

5 de janeiro de 2018, 18h

13ª Jornada da Liga Feminina de Basquetebol

Árbitros: Tiago Perdigão (Porto), Tiago Ribeiro (Braga).

Oficiais de mesa: Cátia Monteiro, Bruna Silva, Joana Santos (Braga)

Espectadores: cerca de 200

Parciais: 12-17, 11-22, 24-19, 13-21.

Vitoria SC Guimarães (60):

Barbara Miranda (19), Emilie Hesseldal (12), Sara Ressureição (14), Leah Sommerfiled (5), Sarah Dickey (6);

Inês Machado (2), Letícia Fonseca (2), Rita Guerreiro, Joana Guerreiro,  Maria Santos, Ana Pedroso, Catarina Francisco,

Treinador: Carlos Fechas

Olivais Coimbra (79):

Norianna Haynes (26), Tyler Gilbert (12), Hristina Marjanovic (13), Inês Viana (6), Marcy Gonçalves (13);

Inês Bem-Haja, Raquel Alves (1), Alice Martins (2), Maria Carolina Marques (6), Matilde Ferreira, Ana Rochete, Joana Rochete.

Treinador: Eugénio Rodrigues